11 fevereiro 2014

Tecnologia: E se você pudesse falar com os mortos?


Foto: Divulgação



















Estava passando pelas notícias em destaque do site Yahoo! quando me deparei com a seguinte manchete: Especialistas desenvolvem aplicativo para 'falar com os mortos'.

Tive que clicar pra ver qual era a viagem dos desenvolvedores!

O Eterni.me é um projeto em andamento de desenvolvedores do renomado Instituto de Tecnologia de Massachussetts, o MIT, nos EUA.

Através das informações cedidas pelos usuários, o Eterni.me criará uma identidade virtual da pessoa falecida. Com isso, haverá interações nas redes sociais, e-mails, entre outros. Qualquer pessoa que tiver acesso às contas poderá interagir com a pessoa virtual criada.


VOCÊS SERÃO ESQUECIDOS


Foto: Divulgação













Ao entrar no site oficial a primeira frase que lemos é: "Os momentos e emoções em nossa vida definem como somos vistos pela nossa família e amigos. Tudo isso desaparece lentamente depois que morremos - até que um dia... todos nós somos esquecidos."

Dentre os vários medos presentes no dia-a-dia do ser humano, o esquecimento é um dos maiores. Medo tão grande que às vezes impulsiona certos indivíduos a praticarem atos impensáveis, sejam eles bons ou abomináveis, pelo simples fato de não desejarem entrar no esquecimento. Eles querem ser lembrados, para, assim, se tornarem imortais através das lembranças de suas ações.

Depois de ler a primeira frase do site do Eterni.me a sementinha do medo já está plantada na maioria das pessoas e, assim, o gênio que escreveu a tal frase já fisgou esses usuários ao completar com "Mas e se você pudesse ser lembrado para sempre?" logo abaixo.


SIMPLESMENTE SE TORNE IMORTAL


Tradução do exemplo de chat: "Oi, Mike! Lembra-se daquela vez em que fomos pescar?"
Foto: Divulgação



















Com a imortalidade como tema principal, o site do projeto promete emular a sua personalidade, usando complexos algoritmos de inteligência artificial para que você possa conversar com seus amigos e familiares, além de oferecer informações e conselhos para eles depois que você morrer. Como o site diz, "É como uma conversa do Skype do passado".

Seu 'você' virtual, na teoria, irá compartilhar tudo o que você viveu, puxar conversa no chat com seus amigos, filhos, netos, bisnetos, até a eternidade (ou enquanto o projeto durar).

Vale mesmo a pena se 'imortalizar' através de um aplicativo? Precisamos ser lembrados pela eternidade por pessoas que nem sequer conhecemos?

Nossos momentos e emoções realmente nos definem perante nossos amigos e nossa família. Alguns momentos podem ser esquecidos, afinal, nós mesmos nos esquecemos de coisas da nossa vida. Apesar disso, esses momentos nunca serão esquecidos completamente. Seremos lembrados quando nossos amigos ou familiares escutarem uma música, ou virem um filme, ou comerem nossa comida favorita. Seremos lembrados também por aquelas pessoas que às vezes nem notamos, mas que impressionamos em alguma esquina da vida. Seremos lembrados por algo idiota que fizemos. Seremos lembrados enquanto as pessoas que amamos, as que realmente importam, estiverem respirando. Para mim, esta 'imortalidade' já é suficiente.

Confesso que a ideia do Eterni.me é interessante (como seria meu 'eu' virtual?), porém, triste. Será que realmente seria reconfortante ficar interagindo com a sombra do que a pessoa algum dia foi? Não traria mais sofrimento? Sua pessoa virtual criará novas lembranças e substituirá as suas? 

E vocês? O que acharam da proposta do Eterni.me? Criariam sua pessoa virtual?

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
SABRINA FRANZONI © OVER THE HEEL - 2013. Todos os direitos reservados.
Design por: SABRINA FRANZONI.
Template base por: Blogspot.
Ilustração Stormtrooper e Boba Fett por: Everaldo Coelho - Find Icons.
imagem-logo