13 maio 2015

D.I.Y.: Como revelar negativos em casa




Sabe aqueles negativos que você tem dando sopa aí na sua casa? Aqueles que você está louca para revelar, mas sempre desiste? Chega de preguiça, pois hoje é dia de aprender a revelar foto em casa! E o melhor: custo quase zero! \o/



MATERIAIS




- 01 caixa de sapato ou papelão
- caneta
- régua
- tesoura e estilete
- superfície plana, caso utilize o estilete
- papel A4 ou ofício
- cartolina preta (recomendável) ou outro papel na cor preta
- lâmpada



COMO FAZER?




Depois de escolher a caixa, pegue um negativo para servir como base do corte que você deverá fazer na tampa da caixa. 

Para conseguir cortar o buraco no tamanho ideal, use os furinhos do negativo como guia. Depois de marcar os quatro cantos, utilize uma régua para ligar os pontos que você marcou. 

Depois de desenhar o retângulo, utilize o estilete para cortar a tampa da caixa



Passe cola na parte interna da tampa da caixa. Pegue uma folha de papel ofício ou A4 para colar na parte interna da tampa. Vocês podem deixar com uma folga como na foto acima.



Pegue outra folha de papel branca e utilize o negativo mais uma vez como base. Desta vez, você não deve marcar dentro do furo do negativo, mas, sim, nas extremidades. O resultado deverá ficar como na segunda foto. Depois de recortar a folha na última linha desenhada, dobre a folha nas partes marcadas pela caneta. Verifique se depois de dobrada o negativo encaixa na folha. Se estiver tudo certo, cole a folha de forma que ela transforme numa espécie de capinha para o negativo.



Pegue a capinha do negativo e, mais uma vez, utilize os furinhos do negativo como guia para traçar o retângulo. Ele deverá ser do mesmo tamanho daquele que você fez na tampa da caixa. Depois de recortar o retângulo na capinha, cole-a na parte externa da tampa da caixa, de forma que o buraco na capinha fique em cima do buraco da tampa da caixa.



Recorte uma tira da cartolina preta para fazer um rolinho. Como eu não tinha cartolina, usei papel de presente. O importante é que a parte interna seja da cor preta. A largura do rolo pode variar. Como eu iria tirar fotos com a minha DSLR, usei a minha lente 18-55mm como base para a largura do rolinho.

Depois de fazer o rolinho, dê pequenos piques com a tesoura em uma de suas extremidades. Dobre-as como na terceira foto.

Também colei uma folha preta por cima da capinha na tampa da caixa, recortando um retângulo do mesmo tamanho dos anteriores.



Cole o rolinho sobre a tampa da caixa, de forma que o buraco da tampa fique centralizado.

Depois de colar o rolinho, é só colocar a lâmpada dentro da caixa e fechá-la!



TIRANDO FOTOS DO NEGATIVO




Para começar a sua revelação, você deve colocar o negativo com a foto que você quer revelar dentro da capinha branca. Vá deslizando o negativo pela capinha até a foto desejada aparecer no quadradinho. 

Quando chegar na foto que você quer revelar, pegue a câmera e encaixe a lente na abertura do rolinho. 

O ideal é utilizar a câmera na função macro, já que a lente da câmera fica bem próxima ao negativo.

Para tirar as fotos, você pode utilizar qualquer tipo de câmera. Acho que as compactas são até melhores pra isso. Como tirei com a DSLR, tive problemas com o foco, então tive que afastar a câmera um pouco. E também funciona com a câmera do celular!

Depois de tirar as fotos, passe-as para o computador.



REVELANDO AS FOTOS




Abra a foto do negativo no Photoshop (o meu é o CS6). Para recortar a foto, utilize a ferramenta indicada pela setinha na foto acima.



Utilize o atalho CTRL+I ou clique no local indicado pela setinha da foto acima, seguindo os seguintes passos: Imagem > Ajustes > Inverter

O resultado ficará semelhante ao da imagem acima.



Para dar cor à sua imagem, utilize o atalho SHIFT+CTRL+B ou clique no local indicado pela setinha da foto acima, seguindo os seguintes passos: Imagem > Cor Automática.

Se você não ficar contente com o resultado, mexa no contraste e nas outras opções.

Pronto! Você revelou a sua primeira foto!





Os negativos que usei tinham mais de vinte anos! O negativo das duas últimas fotos estava danificado, então não ficaram tão boas como a primeira foto. 

Ainda não realizei o meu sonho de ter um estúdio de revelação na minha casa, mas com essa gambiarra sinto que esse sonho foi parcialmente realizado!

Gostaram? Conhecem outra forma de revelar negativos em casa?

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Eu tinha visto esse tutorial no Pinterest e amei! Muito legal pra resgatar fotos antigas né?!

    Beijão!
    Grazy
    www.parolar.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MUITO legal! Dá vontade de "revelar" toda hora! :)

      beijo, Grazi ;*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
SABRINA FRANZONI © OVER THE HEEL - 2013. Todos os direitos reservados.
Design por: SABRINA FRANZONI.
Template base por: Blogspot.
Ilustração Stormtrooper e Boba Fett por: Everaldo Coelho - Find Icons.
imagem-logo